segunda-feira, 9 de julho de 2012

Suburbagem no Casarti : Mais um bom festival.

No dia 07 de Julho foi realizado o "Suburbagem Guerra Fria", mais um evento feito com muita ralação pela equipe do Suburbagem (Leymir Moraes, Hugo Labanca, Bertamé, Mano Kinho, Cleber Souza) e outros. Sempre é bom ver gente reunida em torno de um mesmo objetivo. O clima é diferente de outros acontecimentos um pouco mais comuns, onde a preocupação é somente beber muito, falar mal de bandas antigas, pagar mico e fumar maconha. Existe a preocupação de realmente ver as bandas, analisá-las, curti-las, e descobrir que tem realmente gente boa por aí que quer se mostrar. As bandas merecem carinho, pois elas é quem fazem o espetáculo e, isso o Suburbagem faz muito bem.

As Bandas: 


Estava vendo as bandas e, confesso, "lustrando a marreta" para analisar. Ouvi tudo, prestei atenção em cada uma delas. E aqui está a minha modesta avaliação:

DOC9
A banda canta em inglês, tem uma pegada diferente de muitas coisas que eu ouvi. Trabalham bem na proposta de tocar um som dançante e distorcido dos anos 90, mas muitas coisas lembram o pós punk do final da década de 80 como Sisters of Mercy, Bauhaus, Pixies, e da de 90 como Stone Roses, Jesus Jones, etc. Coisa rara uma banda ter esse bom gosto. São talentosos, mas faltou um pouco de experiência na hora de tocar. Como o espaço era pequeno, tocaram alto demais, e isso desvalorizou um pouco a compreensão das letras e a melodia de algumas músicas, mas são competentes e muito bem ensaiados. A banda funciona bem como power trio: dois vocalistas muito carismáticos, e um baterista que trabalha muito bem as batidas em beat, dando o tom dançante que a banda precisa. Talvez tocando em um palco maior, se saiam melhor a respeito do som, mas não chegou a comprometer o show. Quem assisti-los pode com certeza se pegar realmente dançando em algumas músicas.
A banda estará dia 5 de Agosto no Bistrô Conexão Brasil , em Duque de Caxias e promete um bom show por lá.

Ao lado, o clip da banda, "Blue Party".


Aqui também o facebook da banda para verem fotos e saberem mais sobre eles.




http://www.facebook.com/DOC9Oficial







THE BUNKER BAND


 É amigo! Tem coisas nesse mundo que surpreendem mesmo. A The Bunker Band é uma banda que podemos dizer que está quase pronta para as rádios. Quase, é porque faltam detalhes burocráticos, nada mais. Tocando também em inglês, com muita, mas muita influência de Beatles e Oasis (bom... quase a mesma coisa), a banda assusta pela qualidade de som, voz, e composições. O rock inglês é bem evidenciado em acordes e notas, mas dá pra ouvir muitas coisas parecidas com Snow Patrol, Muse e Coldplay. Vocais melódicos, instrumentos bem equalizados e bons músicos destacam a banda. Tentaram equilibrar tocando uns covers dos Beatles, nada contra, mas achei que se  tocassem mais músicas deles, chamariam mais atenção porque realmente são muito bons. A banda não cometeu excessos, faz um som reflexivo e agradável (como a maioria das bandas inglesas) e, com um inglês impecável , ficou fácil entender as letras para quem manja da língua.

A banda ainda não tem agenda, mas estaremos olhando esses caras de perto. Para quem puder ver o facebook dos garotos, aqui está: http://www.facebook.com/TheBunkerBand  .




LEVANTE
 A banda foi a última a tocar e também a única a tocar músicas em português. Afirmam que a comunicação com "os nossos" é importante, e deve ser direta. Típico de bandas que velam mais pelo idealismo do protesto do que outros detalhes e, este é um ponto de vista que deve ser levado em consideração. O nome "Levante" não é por acaso. Mais uma coisa diferente: o vocal surfa bem entre a melodia e o Hip Hop, não tendendo para um lado ou  para outro. Essa banda é mais uma que com um espaço maior "contaminaria" a galera com barulho e letras de protesto. Fazendo as comparações de sempre, a banda tem influências de Raimundos, Planet Hemp, Rodox e Pavilhão 9, só que  com letras melhores. Pecaram pelo excesso de força no show, pois fizeram mais barulho do que o local poderia suportar, porém não chegou a estragar a apresentação dos meninos. A banda pode melhorar e, acho até que irá, pois escrevem coisas muito legais. Precisam só de experiência.


A banda tem bom gosto e, com certeza pode fazer parcerias com outras bandas e botar para fuder! O Levante é o tipo de banda que não é só pular, mas escutar o que os caras tem a dizer. É só ver a letra dessa musica aí ao lado.


O facebook dos garotos está aqui... curtam!!! E, assim que tivermos a agenda dos caras eu divulgo!


http://www.facebook.com/bandalevante












Entrevistei todas as bandas do evento. Está rolando uma edição e estou preparando mais uma coisa legal para todos que acompanham o blog, ok? Aguardem!!! Abração a todos e comentem!!!!






































5 comentários:

  1. Muito legal o evento, o Rio precisa de mais lugares com eventos de rock como esse, com respeito, dignidade e boas ideias. O Suburbagem vem suando, batalhando e mostrando que a dedicação é a origem do sucesso.
    Muito bom participar.
    Leo Antunes - The bunker band

    ResponderExcluir
  2. participei de um fórum de cultura no espaço CASARTI em vista alegre, e encerrava com este evento. conversando com os meninos que organizam, descobri quão maravilhosa é a proposta política de resistencia e luta desses garotos.

    espero de coração que o suburbagem se torne um grande movimento e um grande burburinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o evento de resistencia e integração que o suburbagem promove chega a ser comovente.

      foi atravez do suburbagem que saímos da baixada para tocar na capital pela primeira vez!

      Excluir